A Incrível Mente Humana
- LUCAS COELHO
- 27 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2024

Nossa mente é fantástica, poderosa, infinitamente criativa. Compreender todo seu potencial muitas vezes nos torna incrédulos. Será que é tudo isso?
O neurocientista Miguel Nicolelis afirma que a nossa mente é o verdadeiro criador de tudo. A compreensão que temos de nós mesmos, dos outros e do universo é resultado de elucubrações mentais. Nada se revela ao nosso conhecimento, senão pela mente. No seu livro “O Verdadeiro Criador de Tudo”, Nicolelis nos dá uma ideia desta “máquina” poderosa. Somos capazes de analisar 10 quatrilhões de informações por segundo. Faça você o cálculo de quantas informações nossa mente pode processar em um centésimo de segundo.
Para facilitar os estudos e a compreensão dividimos a mente em consciente e subconsciente, que têm funções distintas. O que não significa serem duas mentes separadas. Ela é uma estrutura só, embora compartimentada em múltiplas funções. Todo nosso corpo funciona assim. Cada órgão tem sua função específica, mas isoladamente não tem serventia.
Com o consciente pensamos, analisamos, julgamos, comparamos e tudo mais que tem a ver com racionalidade.
O subconsciente é o nosso “HD” que registra todas as nossas vivências, desde o momento da concepção. Mas não é só o fato que é registrado, é o fato, embebido na emoção sentida naquele momento. São aprendizados que guiam o nosso agir e reagir. Determinam o que acontece no nosso corpo. Cada vivência passa pelo crivo daquilo que já aprendemos e pode modificar emocionalmente o que está lá ou fortalecer o que já havia. A vivência permanece. O que muda é a emoção atrelada.
Interessa chamar a atenção sobre saúde. Nossos sentidos informam à mente o que está acontecendo externa e internamente. Estas informações são processadas no subconsciente à luz das emoções que já estão lá e em milésimos de segundo a mente emite impulsos elétricos e químicos que alimentam nosso corpo. Os aprendizados traumáticos vão produzir química inadequada que, se for duradoura, vai produzir doenças.
As informações chegam ao subconsciente que emite resposta de ação imediata. Depois esta informação, em infinitésimas frações de segundo, chega ao consciente. Este micro atraso nos impede de sermos racionais. A razão não consegue mudar a química já detonada. É uma ação implícita. Nossa vida acontece pela reação à emoção implícita acumulada no subconsciente.
É onde entra a Terapia de Reeducação Emocional. Fazendo uso da hipnose conseguimos racionalmente saber que aprendizados estão nos atrapalhando, que emoções estão em conflito. É como se neste momento consciente e subconsciente dialogassem. Compreendendo racionalmente a emoção conflitante, podemos modificá-la. Esta compreensão cria uma nova emoção, deixando em segundo plano a anterior, fazendo com que a química já produzida seguirá o novo parâmetro.
A Terapia de Reeducação Emocional, com base nestes conhecimentos, criou um método terapêutico muito breve e eficiente.
Seja qual for o seu problema, a sua dor, física ou emocional, eu posso ajudar.


